SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número58Energía creativa a favor de la educación: tecnología y arte para la disrupción curricularDificultades de enseñanza y aprendizaje de la matemática en la enseñanza superior según la perspectiva de los docentes y discentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

CHALMEL, Loïc. O outro mente? Ou de outro modo? Verdades e mentiras do pedagógico. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.305-321.  Epub 28-Feb-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1620.

O texto questiona a ideia do OUTRO em quatro dimensões do pensar humano: a teológica, a filosófica, a psicológica e a pedagógica. Para a conversa acerca da primeira, são chamadas as ideias de Erasmo e de Lutero, quanto ao “livre-arbítrio”. Para a segunda, as ideias de Rousseau e de Kant, acerca da “autonomia”. Já quanto à terceira, Freud é chamado, quanto ao conceito de “transferência” (“transfert”). Por fim, quanto à dimensão pedagógica, são trazidos Comenius, Pestalozzi, Steiner, Korzack e Freire, para trabalhar a relação práticas/teorias, percebendo-as nos contextos e nos universos de referência. Para pensar a dimensão pedagógica, os autores das outras dimensões são percebidos como “herança” e “testamento” se questionando como chegam a nós e se estão presentes no que, hoje, pensamos em Educação.

Palabras clave : ideias pedagógicas; livre-arbítrio; autonomia; “transfert” (transferência); relações práticas-teorias.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )