SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue58Does the other lie? Or in another way? Truths and lies of the pedagogicalThe collapse of formation: from Universitas sapiens to Universitas economica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

VIEIRA, Daniela de Oliveira Lopes  and  DRIGO, Maria Ogécia. Dificuldades de ensino e aprendizagem em matemática no ensino superior na perspectiva de docentes e discentes. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.323-340.  Epub Feb 28, 2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1569.

Este artigo objetiva contribuir para a compreensão de possíveis causas de dificuldades de ensino e de aprendizagem, na perspectiva de docentes e discentes, respectivamente, em disciplinas que envolvem conhecimentos matemáticos, no ensino superior. De modo específico, busca-se identificar os motivos prováveis de dificuldades de aprendizagem em matemática, por parte do discente; identificar os motivos prováveis de dificuldades no ensino de matemática, por parte do docente; explicitar aspectos sobre a matemática e seu ensino e as concepções, principalmente as vinculadas ao conhecimento matemático, que podem subsidiar as práticas de ensino em realização. As reflexões envolvem dados de entrevistas realizadas com docentes e discentes de três universidades, uma de cada modalidade − pública, privada e comunitária −, da região de Sorocaba, SP. Constatamos que predominam as práticas com exposição de assuntos, exemplos e resolução de exercícios, bem como a concepção de que a matemática é um conhecimento em que a linearização dos assuntos prevalece.

Keywords : ensino superior; ensino de matemática; ensino/aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )