SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número58¿El otro miente? ¿O de otro modo? Verdades y mentiras de lo pedagógicoEl colapso de la formación: de Universitas sapiens a la Universitas econômica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

VIEIRA, Daniela de Oliveira Lopes  y  DRIGO, Maria Ogécia. Dificuldades de ensino e aprendizagem em matemática no ensino superior na perspectiva de docentes e discentes. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.323-340.  Epub 28-Feb-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1569.

Este artigo objetiva contribuir para a compreensão de possíveis causas de dificuldades de ensino e de aprendizagem, na perspectiva de docentes e discentes, respectivamente, em disciplinas que envolvem conhecimentos matemáticos, no ensino superior. De modo específico, busca-se identificar os motivos prováveis de dificuldades de aprendizagem em matemática, por parte do discente; identificar os motivos prováveis de dificuldades no ensino de matemática, por parte do docente; explicitar aspectos sobre a matemática e seu ensino e as concepções, principalmente as vinculadas ao conhecimento matemático, que podem subsidiar as práticas de ensino em realização. As reflexões envolvem dados de entrevistas realizadas com docentes e discentes de três universidades, uma de cada modalidade − pública, privada e comunitária −, da região de Sorocaba, SP. Constatamos que predominam as práticas com exposição de assuntos, exemplos e resolução de exercícios, bem como a concepção de que a matemática é um conhecimento em que a linearização dos assuntos prevalece.

Palabras clave : ensino superior; ensino de matemática; ensino/aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )