SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue58Difficulties in teaching and learning in mathematics in college education from the perspective of professors and students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

CORREIA, Fabio Caires  and  CASTRO, Gillianno José Mazzetto de. O colapso da formação: da Universitas sapiens para a Universitas economica. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.341-357.  Epub Feb 28, 2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1541.

O uso do termo colapso no título pode parecer estranho. Como colapso se as instituições, e, no caso aqui em questão, a universidade, continuam a operar normalmente? De acordo com a lógica do senso comum, e com certa razão, a universidade não deixou de fazer aquilo que ela é “obrigada” a fazer, leia-se, restituir à sociedade pessoas profissionalmente preparadas. Ela continua a fazê-lo, ainda que (1) sob novas regras, (2) sob novas condições e ainda que (3) sob outro signo. Colapso não significa o congelamento de seu funcionamento, i.e., a interrupção abrupta de suas funções, ou mesmo o impedimento de cumprir com sua finalidade. É, antes de mais nada, deixar de se pautar por sua própria história, esquecendo-se de atentar para aquilo que, desde suas origens, lhe é mais caro. Nosso objetivo neste presente texto é pensar a universidade, por conseguinte, a formação per se. Isso exige localizarmos no tempo um modelo de universidade que, a nosso ver, caracteriza bem a crise de identidade que nossa formação vive no momento. Last but not least, queremos mostrar que a crise da modernidade é, em larga escala, crise do pensamento, mais ainda, crise de um modelo institucional de pensamento.

Keywords : universidade; formação; instrumentalização; economia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )