SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue59Technologies in the pedagogical work mediation: a new didactic perspective?Teaching internship: training enhancer experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

COSTA, Elisangela André da Silva; DANTAS, Jeane Pereira  and  FREITAS, Bruno Miranda. A Didática e os desafios da formação do professor-pesquisador no contexto do mestrado profissional. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.59, pp.61-77.  Epub May 30, 2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1616.

A formação de professores-pesquisadores, no contexto dos cursos de mestrado profissional, é uma experiência vivida por muitos educadores que buscam na pós-graduação stricto sensu uma oportunidade de desenvolvimento profissional. A aprendizagem da pesquisa e a construção de conhecimento sobre a educação, no entanto, são perpassadas por desafios diversos relacionados às condições materiais de formação, de vida e trabalho dos mestrandos. Esta pesquisa objetiva refletir, a partir dos contributos da Didática, sobre os limites e as possibilidades da formação vivida por professores da educação básica vinculados ao Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, ofertado por duas Instituições de Ensino Superior no Ceará. Metodologicamente, assenta-se na abordagem qualitativa, recorrendo à análise documental, com base em registros pedagógicos produzidos pelos mestrandos. Os resultados apontam que a vivência profissional é dialeticamente compreendida como limite e possibilidade dessa formação, permitindo concluir que o diálogo crítico entre a formação e a profissão é fundamental nesse processo.

Keywords : didática; formação de professores; pós-graduação stricto sensu; mestrado profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )