SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número59Tecnologías en la mediación del trabajo pedagógico: ¿una nueva perspectiva didáctica?Pasantía docente: una experiencia potenciadora de la formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

COSTA, Elisangela André da Silva; DANTAS, Jeane Pereira  y  FREITAS, Bruno Miranda. A Didática e os desafios da formação do professor-pesquisador no contexto do mestrado profissional. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.59, pp.61-77.  Epub 30-Mayo-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1616.

A formação de professores-pesquisadores, no contexto dos cursos de mestrado profissional, é uma experiência vivida por muitos educadores que buscam na pós-graduação stricto sensu uma oportunidade de desenvolvimento profissional. A aprendizagem da pesquisa e a construção de conhecimento sobre a educação, no entanto, são perpassadas por desafios diversos relacionados às condições materiais de formação, de vida e trabalho dos mestrandos. Esta pesquisa objetiva refletir, a partir dos contributos da Didática, sobre os limites e as possibilidades da formação vivida por professores da educação básica vinculados ao Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, ofertado por duas Instituições de Ensino Superior no Ceará. Metodologicamente, assenta-se na abordagem qualitativa, recorrendo à análise documental, com base em registros pedagógicos produzidos pelos mestrandos. Os resultados apontam que a vivência profissional é dialeticamente compreendida como limite e possibilidade dessa formação, permitindo concluir que o diálogo crítico entre a formação e a profissão é fundamental nesse processo.

Palabras clave : didática; formação de professores; pós-graduação stricto sensu; mestrado profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )