SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue59Didactic and the challenges of teacher-researcher training in the context of the professional master’s degreeFreirian conscientization-awareness in the mind-spirit classroom as a school today author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

MONTEIRO, Filomena Arruda; FREITAS, Gleciane Oliveira  and  ESCOTO, Josué Javier Cruz. Estágio-docência: experiência potencializadora da formação. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.59, pp.79-96.  Epub May 30, 2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1609.

Este artigo aborda resultado reflexivo sobre estratégias didáticas que visem à indagação, reflexão e investigação, potencializando o processo formativo com foco no estágio-docência no curso de Mestrado em Educação. Ancora-se na literatura que discute formação de professores e narrativas como estratégia didático-formativa e investigativa. Busca-se problematizar experiências vivenciadas no estágio-docência mediante a utilização de casos de ensino, resgatando o sujeito ator para, posteriormente, ressignificar essa produção de conhecimentos e reconstruí-la. As aprendizagens narradas pelos mestrandos nos possibilitam ver a potencialidade tanto para a formação docente quanto para a prática profissional, entrelaçadas a um contexto específico de formação inicial e continuada, considerando que há indiscutivelmente um enriquecimento de perspectiva no paradigma sobre a formação de professores, transformando-se em vivências indispensáveis na formação dos mestrandos em Educação. Igualmente, evidencia que a estratégia utilizada provocou, desestabilizou e propiciou a superação dos modelos educativos ainda resistentes.

Keywords : formação de professores; estágio-docência; estratégias didáticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )