SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue59Freirian conscientization-awareness in the mind-spirit classroom as a school todayRight to early childhood education: legal, collective and individual protection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

FORTUNATO, Ivan; ARAUJO, Osmar Hélio  and  MEDEIROS, Emerson Augusto de. Ser Professor e os sentidos da Didática por meio da lição tríplice: renascimento, conhecimento, compaixão. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.59, pp.137-153.  Epub May 30, 2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1677.

Neste texto, tomados pela inquietação a respeito do futuro do magistério como campo de formação e atuação profissional, escarafunchamos os possíveis sentidos da Didática imbuídos na última frase do livro “O terceiro instruído”, de Michel Serres: “Re-nascido, ele conhece, ele tem compaixão. Agora sim, ele pode ensinar”. Examinamos cada fragmento da frase, em busca de significados mais profundos para o exercício duplo de ser professor e de ser professor formador de novos professores. Em essência, trata-se de renascer, conhecer e sensibilizar(-se) cotidianamente.

Keywords : formação de professores; didática; docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese | Spanish     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )