SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número59Concientización-concienciación freiriana en el aula mente-espíritu como escuela hoyDerecho a la educación de la primera infancia; protección legal, colectiva e individual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

FORTUNATO, Ivan; ARAUJO, Osmar Hélio  y  MEDEIROS, Emerson Augusto de. Ser Professor e os sentidos da Didática por meio da lição tríplice: renascimento, conhecimento, compaixão. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.59, pp.137-153.  Epub 30-Mayo-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1677.

Neste texto, tomados pela inquietação a respeito do futuro do magistério como campo de formação e atuação profissional, escarafunchamos os possíveis sentidos da Didática imbuídos na última frase do livro “O terceiro instruído”, de Michel Serres: “Re-nascido, ele conhece, ele tem compaixão. Agora sim, ele pode ensinar”. Examinamos cada fragmento da frase, em busca de significados mais profundos para o exercício duplo de ser professor e de ser professor formador de novos professores. Em essência, trata-se de renascer, conhecer e sensibilizar(-se) cotidianamente.

Palabras clave : formação de professores; didática; docência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués     · Español ( pdf ) | Portugués ( pdf )