SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número59Conscientização-consciência freiriana na sala de aula mente-espírito como uma escola hojeDireito à educação infantil: proteção legal, coletiva e individual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

FORTUNATO, Ivan; ARAUJO, Osmar Hélio  e  MEDEIROS, Emerson Augusto de. Ser Professor e os sentidos da Didática por meio da lição tríplice: renascimento, conhecimento, compaixão. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.59, pp.137-153.  Epub 30-Maio-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1677.

Neste texto, tomados pela inquietação a respeito do futuro do magistério como campo de formação e atuação profissional, escarafunchamos os possíveis sentidos da Didática imbuídos na última frase do livro “O terceiro instruído”, de Michel Serres: “Re-nascido, ele conhece, ele tem compaixão. Agora sim, ele pode ensinar”. Examinamos cada fragmento da frase, em busca de significados mais profundos para o exercício duplo de ser professor e de ser professor formador de novos professores. Em essência, trata-se de renascer, conhecer e sensibilizar(-se) cotidianamente.

Palavras-chave : formação de professores; didática; docência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )