SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número59Derecho a la educación de la primera infancia; protección legal, colectiva e individualNúmeros y Sistema de Numeración Decimal: evaluación diagnóstica de estudiantes de educación primaria y secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

ROSA, Denise Costa; CARVALHO, Tatiane Kelly Pinto de  y  COUTRIM, Rosa. Quando os avós administram os deveres escolares: práticas educativas de avós cuidadores dos netos. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.59, pp.173-191.  Epub 30-Mayo-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1546.

Atualmente, os avós desempenham importante papel na família, principalmente no cuidado dos netos. Inserido na discussão sobre a relação entre avós e netos, este artigo tem como objetivo discutir o papel dos avós cuidadores dos netos no processo de escolarização das crianças. A investigação foi realizada na cidade de Viçosa, MG, e a abordagem metodológica escolhida foi a de cunho qualitativo. A pesquisa empírica se baseou em entrevistas reflexivas com quatro avós de camadas populares, que, por diversas circunstâncias, tornaram-se as principais responsáveis por seus netos. Os resultados demonstraram que a relação entre avós e netos é permeada de afeto, cuidado e cumplicidade, porém também há preocupações, cansaço, tensões e desapontamentos, principalmente em relação aos filhos, que, em muitos casos, afastaram-se das crianças desde muito pequenas. Concluiu-se que as avós entrevistadas mantêm uma relação estreita com as escolas dos netos e contam com a solidariedade de amigos e familiares para as práticas educativas no processo de escolarização deles.

Palabras clave : relações intergeracionais; relação família-escola; avós; práticas educativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )