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Série-Estudos
versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982
Resumo
ROSA, Denise Costa; CARVALHO, Tatiane Kelly Pinto de e COUTRIM, Rosa. Quando os avós administram os deveres escolares: práticas educativas de avós cuidadores dos netos. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.59, pp.173-191. Epub 30-Maio-2022. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1546.
Atualmente, os avós desempenham importante papel na família, principalmente no cuidado dos netos. Inserido na discussão sobre a relação entre avós e netos, este artigo tem como objetivo discutir o papel dos avós cuidadores dos netos no processo de escolarização das crianças. A investigação foi realizada na cidade de Viçosa, MG, e a abordagem metodológica escolhida foi a de cunho qualitativo. A pesquisa empírica se baseou em entrevistas reflexivas com quatro avós de camadas populares, que, por diversas circunstâncias, tornaram-se as principais responsáveis por seus netos. Os resultados demonstraram que a relação entre avós e netos é permeada de afeto, cuidado e cumplicidade, porém também há preocupações, cansaço, tensões e desapontamentos, principalmente em relação aos filhos, que, em muitos casos, afastaram-se das crianças desde muito pequenas. Concluiu-se que as avós entrevistadas mantêm uma relação estreita com as escolas dos netos e contam com a solidariedade de amigos e familiares para as práticas educativas no processo de escolarização deles.
Palavras-chave : relações intergeracionais; relação família-escola; avós; práticas educativas.