SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número59Direito à educação infantil: proteção legal, coletiva e individualOs números e o Sistema de Numeração Decimal: avaliação diagnóstica de estudantes da educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

ROSA, Denise Costa; CARVALHO, Tatiane Kelly Pinto de  e  COUTRIM, Rosa. Quando os avós administram os deveres escolares: práticas educativas de avós cuidadores dos netos. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.59, pp.173-191.  Epub 30-Maio-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1546.

Atualmente, os avós desempenham importante papel na família, principalmente no cuidado dos netos. Inserido na discussão sobre a relação entre avós e netos, este artigo tem como objetivo discutir o papel dos avós cuidadores dos netos no processo de escolarização das crianças. A investigação foi realizada na cidade de Viçosa, MG, e a abordagem metodológica escolhida foi a de cunho qualitativo. A pesquisa empírica se baseou em entrevistas reflexivas com quatro avós de camadas populares, que, por diversas circunstâncias, tornaram-se as principais responsáveis por seus netos. Os resultados demonstraram que a relação entre avós e netos é permeada de afeto, cuidado e cumplicidade, porém também há preocupações, cansaço, tensões e desapontamentos, principalmente em relação aos filhos, que, em muitos casos, afastaram-se das crianças desde muito pequenas. Concluiu-se que as avós entrevistadas mantêm uma relação estreita com as escolas dos netos e contam com a solidariedade de amigos e familiares para as práticas educativas no processo de escolarização deles.

Palavras-chave : relações intergeracionais; relação família-escola; avós; práticas educativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )