SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número59Cuando los abuelos administran los deberes escolares: prácticas educativas de los abuelos que cuidan a sus nietos¿La Base Curricular Nacional Común dialoga (o no) con el principio de la gestión democrática de la enseñanza? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

SILVA, Mônica  y  PIMENTA, Maria Alzira de Almeida. Os números e o Sistema de Numeração Decimal: avaliação diagnóstica de estudantes da educação básica. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.59, pp.193-217.  Epub 30-Mayo-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1630.

O desempenho dos estudantes brasileiros em matemática nas avaliações sistêmicas tem revelado lacunas. Considerando que o domínio do Sistema de Numeração Decimal é base para aprendizagem de conceitos matemáticos, a pergunta norteadora desta pesquisa foi: o que revelaram as avaliações diagnósticas aplicadas em distintas séries no Brasil e em Portugal? O objetivo geral foi compreender aspectos em relação à aprendizagem dos números e suas operações, apresentados na resolução das avaliações diagnósticas. Para a coleta de dados, foi aplicada uma avaliação, seguida de sua correção e análise. Buscou-se respaldo teórico em Luckesi (2010), Caraça (2010), Vergnaud (2009), Fernandes (2006), Desprebitéris (2001), entre outros. A avaliação diagnóstica revelou pontos-chave da aprendizagem e que, especificamente nas quatro turmas em que foi aplicada, a interpretação de texto, as frações e a passagem da linguagem formal para a linguagem algébrica - na resolução de problemas - não foram aprendidas por completo. Em relação às avaliações diagnósticas, estas se constituem em um rico instrumento, capaz de mapear a situação de aprendizagem dos conceitos, servindo como ponto de retomada e redirecionamento da condução do conteúdo a ser retrabalhado, bem como revisão das práticas pedagógicas adotadas para este objetivo.

Palabras clave : avaliação diagnóstica; sistema de numeração decimal; ensino dos números.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )