SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue59Does the Brazilian National Common Core Curriculum dialogues (or not) with the principle of education democratic management?Gender “camouflage” experiences: trans people and the use of the social name in a public university in the Brazilian Midwest author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

UCZAK, Lucia Hugo; ZUCCHETTI, Dinora Tereza  and  SILVA, Andresa Tais da. Percepções sobre a prática docente após a formação continuada de professores alfabetizadores, no âmbito do PNAIC. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.59, pp.241-260.  Epub May 30, 2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1523.

Este artigo tem como objetivo apresentar a análise da prática docente de três professoras do ciclo de alfabetização, a partir de sua participação no Curso de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, ofertado no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A metodologia da pesquisa é caracterizada pela abordagem qualitativa de cunho exploratório, constituída pelo estudo dos documentos norteadores do Pacto, observação da prática e realização de entrevistas semiestruturadas com as docentes. A base teórica sustenta-se, entre outros, em Alarcão (2001), Libâneo (2005) e Moll (2009). Nos resultados, constatamos uma mescla entre a absorção e a adequação do que foi trabalhado no Curso, apropriada à prática docente e à manutenção, ainda bastante presente, de metodologias ditas tradicionais, voltadas à exposição de informações e memorização de conteúdo, apesar dos cinco anos de formação realizada.

Keywords : PNAIC; prática docente; formação continuada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )