SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número59¿La Base Curricular Nacional Común dialoga (o no) con el principio de la gestión democrática de la enseñanza?Experiencias de “camuflaje” de género: personas trans y el uso del nombre social en una universidad pública del Centro-Oeste brasileño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

UCZAK, Lucia Hugo; ZUCCHETTI, Dinora Tereza  y  SILVA, Andresa Tais da. Percepções sobre a prática docente após a formação continuada de professores alfabetizadores, no âmbito do PNAIC. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.59, pp.241-260.  Epub 30-Mayo-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1523.

Este artigo tem como objetivo apresentar a análise da prática docente de três professoras do ciclo de alfabetização, a partir de sua participação no Curso de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, ofertado no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A metodologia da pesquisa é caracterizada pela abordagem qualitativa de cunho exploratório, constituída pelo estudo dos documentos norteadores do Pacto, observação da prática e realização de entrevistas semiestruturadas com as docentes. A base teórica sustenta-se, entre outros, em Alarcão (2001), Libâneo (2005) e Moll (2009). Nos resultados, constatamos uma mescla entre a absorção e a adequação do que foi trabalhado no Curso, apropriada à prática docente e à manutenção, ainda bastante presente, de metodologias ditas tradicionais, voltadas à exposição de informações e memorização de conteúdo, apesar dos cinco anos de formação realizada.

Palabras clave : PNAIC; prática docente; formação continuada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )