SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número59Experiências de “camuflagem” de gênero: pessoas trans e o uso do nome social em uma universidade pública no Centro-Oeste brasileiroA produção do conhecimento sobre formação de professores indígenas e licenciatura intercultural: teses e dissertações no período de 2009 a 2019 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

PIRES, Ana Luisa Oliveira  e  RODRIGUES, Maria Rosário. Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.59, pp.285-300.  Epub 30-Maio-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1566.

Neste artigo, sistematizamos a experiência decorrente de um projecto de investigação e desenvolvimento, centrado no uso de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e de avaliação no ensino superior Português, realizado no âmbito do programa europeu Erasmus+ KA2. No contexto nacional, o projeto desenvolveu-se numa instituição de ensino superior público politécnico, tendo-se realizado um estudo piloto com dupla finalidade: compreender as perspectivas dos estudantes e dos professores face às suas experiências com portefólios digitais; e desenvolver estratégias de aprendizagem e avaliação suportadas na sua utilização. O estudo, de natureza qualitativa - investigação-ação -, mobilizou inquéritos por questionário e por entrevista. As conclusões evidenciam contributos significativos do uso de portefólios digitais pelos estudantes, como o desenvolvimento de competências digitais e de autonomia, criatividade e responsabilidade, sendo igualmente reconhecido como estratégia de aprendizagem e avaliação significativa e motivadora. Por outro lado, apesar de uma parte significativa dos docentes já possuírem experiência com portefólios e de utilizarem suportes digitais, constatou-se que os portfefólios digitais são ainda pouco explorados como estratégia de ensino-aprendizagem e de avaliação. Assim, propuseram-se um conjunto de acções com vista à melhoria da situação, criando condições para que os professores possam ser os produtores do seu próprio conhecimento e profissão.

Palavras-chave : pedagogia no ensino superior; portefólios digitais; investigação-acção..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )