SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue60Protagonism of Terena teachers from Aldeia Tereré in Mato Grosso do Sul in the construction of community well-beingHomophobic bullying and religiosity: social representations of Pedagogy Course academics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

VITAL, Soraya Cunha Couto; FERNANDES, Letícia Brito da Mota  and  URT, Sonia da Cunha. Escritos discentes acerca da Escola da Paz: fraternidade e possível superação da violência na escola?. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.60, pp.57-81.  Epub Aug 30, 2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1497.

O presente artigo objetiva apresentar análise a partir de trabalhos realizados por alunos de escolas públicas de Campo Grande, MS, sobre o tema “Como é a Escola da Paz para você?”. Esta ação faz parte do projeto desenvolvido pelo Grupo de Trabalho “Superação da Violência nas Escolas”, da Arquidiocese de Campo Grande, MS, coordenado pela Profa. Dra. Sonia da Cunha Urt e pela Profa. Maria Aparecida Borges. Tal realização foi desencadeada pela Campanha da Fraternidade 2018, intitulada “Fraternidade e Superação da Violência”, cujo propósito foi identificar e mapear o que discentes pensam a respeito desta temática e o que acreditam que deve ser feito para que a paz seja promovida no espaço escolar. Com base no aporte da Psicologia Histórico-Cultural e dos produtos apresentados, considera-se que é necessário dialogar acerca da violência no contexto da escola. É preciso relativizar e desmistificar os fenômenos da violência e da paz e considerá-los dialeticamente, a fim de que, em prol da paz, haja relações mais humanizadoras, tolerantes e respeitosas no ambiente escolar, porém sem naturalizá-las.

Keywords : violência na escola; discentes; Escola da Paz.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )