SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue60Student writings about the School of Peace: fraternity and possible overcoming of violence in school?Teacher training and perceptions about multiculturalism: inclusion of students from Paraguay author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

COUTINHO, Karen de Azevedo; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo  and  OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de. Bullying homofóbico e religiosidade: representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.60, pp.83-103.  Epub Aug 30, 2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1525.

A homofobia é um fenômeno constantemente reiterado na escola; sua prática tende a causar nas pessoas LGBTQIA solidão, rejeição, resistência de pertença, sujeição e insegurança em relação aos demais. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é verificar se a homofobia faz parte do núcleo central das representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a prática de bullying nas escolas. Participaram da pesquisa 261 acadêmicos e, para a coleta de dados, foi utilizado o Teste de Associação Livre de Palavras. A Teoria das Representações Sociais orientou a análise dos resultados, os quais revelam que o bullying homofóbico não faz parte do núcleo central das representações sociais dos universitários, porém é um elemento que compõe as representações periféricas. Isto posto, considera-se necessária a proposição de estratégias de enfrentamento às diferentes formas de violência contra as pessoas LGBTQIA no contexto escolar.

Keywords : homofobia; bullying; religião.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )