SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número60Escritos de estudiantes sobre la Escuela de Paz: ¿fraternidad y posible superación de la violencia en la escuela?Capacitación de maestros y percepciones sobre el multiculturalismo: inclusión de estudiantes de Paraguay índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

COUTINHO, Karen de Azevedo; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo  y  OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de. Bullying homofóbico e religiosidade: representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.60, pp.83-103.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1525.

A homofobia é um fenômeno constantemente reiterado na escola; sua prática tende a causar nas pessoas LGBTQIA solidão, rejeição, resistência de pertença, sujeição e insegurança em relação aos demais. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é verificar se a homofobia faz parte do núcleo central das representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a prática de bullying nas escolas. Participaram da pesquisa 261 acadêmicos e, para a coleta de dados, foi utilizado o Teste de Associação Livre de Palavras. A Teoria das Representações Sociais orientou a análise dos resultados, os quais revelam que o bullying homofóbico não faz parte do núcleo central das representações sociais dos universitários, porém é um elemento que compõe as representações periféricas. Isto posto, considera-se necessária a proposição de estratégias de enfrentamento às diferentes formas de violência contra as pessoas LGBTQIA no contexto escolar.

Palabras clave : homofobia; bullying; religião.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )