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Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

GONCALVES, Jociane de Oliveira Nunes  e  SANTANA, Maria Luiza da Silva. Formação e percepções de professores acerca do multiculturalismo: inclusão de estudantes oriundos do Paraguai. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.60, pp.105-124.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1636.

Este estudo aborda a diversidade cultural existente no Brasil, fazendo um recorte na fronteira entre Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai), na perspectiva educacional. No contexto em questão, existe a presença de três idiomas principais: a Língua Portuguesa, o Guarani e o Espanhol. A problemática abrange questionamentos sobre a educação, como, por exemplo, de que forma ela é desenvolvida devido à variação linguística e à presença de estudantes paraguaios em escolas brasileiras. Assim, este artigo tem o objetivo de descrever acerca da formação e das percepções de professores quanto ao multiculturalismo e suas implicações junto às práticas pedagógicas para inclusão dos estudantes oriundos do Paraguai, em escolas brasileiras. A metodologia de pesquisa adotada foi a qualitativa e houve a participação de oito educadores de duas escolas públicas, sendo uma pertencente à rede estadual e a outra à rede municipal de ensino. As informações para este estudo foram obtidas mediante questionário e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que as formações continuadas centraram-se na área de educação especial inclusiva, sendo esta a mais citada pelos entrevistados. Constatou-se também que há educadores com conhecimento sobre o multiculturalismo e que a maior parcela deles reconhece que é preciso trabalhar essa temática na escola, em todas as instâncias. Eles demonstraram interesse numa formação continuada que contemple o multiculturalismo.

Palavras-chave : educação intercultural; formação; práticas pedagógicas.

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