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Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

ARENA, Dagoberto Buim; KOHLE, Érika Christina  e  SANTOS, Sônia de Oliveira. “A vida é bela”: para ler legendas e para humanizar-se. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.60, pp.147-171.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1570.

A aprendizagem de atos de ler em ambientes escolares pode resultar do encontro de crianças com a pluralidade de gêneros dos enunciados, com suportes vários e mídias. Filmes legendados oferecem às crianças as condições para que aprendam a negociar, no silêncio, os sentidos das legendas. Este artigo relata uma atividade de pesquisa e de extensão com o filme italiano “La vita è bella” (“A vida é bela”), desenvolvida com um pequeno grupo de crianças, entre 6 e 10 anos, em uma organização não governamental (ONG), em Marília, SP, apoiada nos princípios de metodologia das ciências humanas desenvolvidos por Bakhtin e no conceito de massa aperceptiva de Jakubinskij. Os diálogos entre crianças e pesquisadores, gravados e analisados sob a lente desse referencial, evidenciam que as crianças aprendem a negociar rapidamente sentidos; interessam-se por debater temas tensos, como a opressão e a violência contra crianças e minorias étnicas e, por essa razão, humanizam-se; tornam-se também, pouco a pouco, apreciadoras de filmes com boa qualidade estética.

Palavras-chave : “A vida é bela”; legendas cinematográficas; humanização.

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