SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue60“Life is beautiful”: to read subtitles and to humanize yourselfBNCC and large-scale evaluations: utterances in media discourses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

AMARAL, Mirian; SANTOS, Edméa  and  SANTOS, Rosemary dos. Currículos multirreferenciais na ciberpesquisa-formação: uma conversa com o filme “Avatar”. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.60, pp.173-195.  Epub Aug 30, 2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1646.

Neste artigo, subproduto de uma pesquisa realizada numa turma de um curso de graduação de educação, desenvolvido em uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro, as autoras, num movimento de aproximação entre educação e artes, estabelecem a interface entre o currículo e práticas comunicativas mediadas pelo cinema, tendo como base o filme “Avatar”. Nessa perspectiva, objetivam, no âmbito de uma ciberpesquisa-formação, mostrar como o diário online pode ser usado como dispositivo catalisador e potencializador de atos de currículo, que levam em conta o heterogêneo na tessitura do conhecimento. Amparadas no paradigma da complexidade, nos princípios da multirreferencialidade e na abordagem da pesquisa com os cotidianos, procuram transcender a simples utilização do cinema como criação artística e ilustração da realidade, para englobar aspectos culturais, históricos, literários, pedagógicos e políticos que lhes são inerentes.

Keywords : cinema; currículos multirreferenciais; diários online.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )