SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número60“A vida é bela”: para ler legendas e para humanizar-seBNCC e avaliações em larga escala: enunciados em discursos midiáticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

AMARAL, Mirian; SANTOS, Edméa  e  SANTOS, Rosemary dos. Currículos multirreferenciais na ciberpesquisa-formação: uma conversa com o filme “Avatar”. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.60, pp.173-195.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1646.

Neste artigo, subproduto de uma pesquisa realizada numa turma de um curso de graduação de educação, desenvolvido em uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro, as autoras, num movimento de aproximação entre educação e artes, estabelecem a interface entre o currículo e práticas comunicativas mediadas pelo cinema, tendo como base o filme “Avatar”. Nessa perspectiva, objetivam, no âmbito de uma ciberpesquisa-formação, mostrar como o diário online pode ser usado como dispositivo catalisador e potencializador de atos de currículo, que levam em conta o heterogêneo na tessitura do conhecimento. Amparadas no paradigma da complexidade, nos princípios da multirreferencialidade e na abordagem da pesquisa com os cotidianos, procuram transcender a simples utilização do cinema como criação artística e ilustração da realidade, para englobar aspectos culturais, históricos, literários, pedagógicos e políticos que lhes são inerentes.

Palavras-chave : cinema; currículos multirreferenciais; diários online.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )