SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número60Currículos multirreferenciais na ciberpesquisa-formação: uma conversa com o filme “Avatar”Competências socioemocionais do professor universitário na pandemia da covid-19: um estímulo ao “novo” normal? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

PEREIRA, Talita Vidal  e  BIBIANI, Anna Clara Rodrigues Sondahl. BNCC e avaliações em larga escala: enunciados em discursos midiáticos. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.60, pp.197-214.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1540.

estudo assume como empiria artigos de opinião publicados durante o ano de 2017, em dois grandes jornais, O Estado de S. Paulo e O Globo, abordando as temáticas BNCC e avaliações em larga escala. A partir de uma abordagem pós-estrutural, especificamente a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, os artigos são assumidos como práticas discursivas atravessadas por múltiplas relações de poder na sociedade e que contribuem para o processo de hegemonização de sentidos de qualidade da educação. Os artigos selecionados são assumidos como discursos e analisados com o objetivo de interpretar a produção e a circulação de sentidos de qualidade de educação articulados a sentidos de avaliação que favorecem a hegemonização de um discurso em que a BNCC é significada como capaz de gerar melhoria na qualidade da educação. A escolha da empiria se justifica na medida em que os meios de comunicação se configuram em um espaço privilegiado de produção e articulação de discursos políticos que estão em disputa na sociedade, por sua popularização como fonte de informação.

Palavras-chave : BNCC; qualidade da educação; avaliações em larga escala.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )