SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue60BNCC and large-scale evaluations: utterances in media discoursesCollege graduates’ perceptions about training in the Physiotherapy course at the University of Sorocaba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

JESUS, Djanires Lageano Neto de; GONCALVES, Débora Fittipaldi  and  SILUS, Alan. Competências socioemocionais do professor universitário na pandemia da covid-19: um estímulo ao “novo” normal?. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.60, pp.215-239.  Epub Aug 30, 2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1524.

Professores universitários estão sofrendo de esgotamento mental e psicológico, impulsionado pela pandemia da covid-19, que provocou o fechamento provisório das Instituições de Ensino Superior (IES) e mudou drasticamente o modo de ensinar e aprender. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar alguns discursos socioemocionais a partir dos olhares dos professores universitários brasileiros durante a realização do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para fundamentar este texto, utilizamos autores como Bardin (2016), Charlot (2020), Dewey (1959) e Perrenoud (2000). Como metodologia, teve abordagem qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental e exploratória, buscando ancorar as respostas dos entrevistados com a utilização de um recurso virtual denominado “nuvem de palavras” para, posteriormente, aplicação da análise do discurso e conteúdo. Os resultados, baseados nas 510 pessoas entrevistadas, no período de junho a novembro de 2020, apontam o perfil comportamental, os níveis de estresse e de adaptabilidade das competências socioemocionais dos professores universitários, nativos do ensino presencial, que enfrentam os desafios impostos ao uso excessivo das tecnologias educacionais para fomentar discussões e alternativas de ensino e aprendizagem, a fim de lidar com esse “novo normal” no contexto educacional.

Keywords : Ensino Remoto Emergencial; ensino superior; questões socioemocionais; competências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )