SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número60BNCC y evaluaciones a gran escala: declaraciones en los discursos mediáticosPercepciones de egresados universitarios sobre la formación en el curso de Fisioterapia en la Universidad de Sorocaba índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

JESUS, Djanires Lageano Neto de; GONCALVES, Débora Fittipaldi  y  SILUS, Alan. Competências socioemocionais do professor universitário na pandemia da covid-19: um estímulo ao “novo” normal?. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.60, pp.215-239.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1524.

Professores universitários estão sofrendo de esgotamento mental e psicológico, impulsionado pela pandemia da covid-19, que provocou o fechamento provisório das Instituições de Ensino Superior (IES) e mudou drasticamente o modo de ensinar e aprender. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar alguns discursos socioemocionais a partir dos olhares dos professores universitários brasileiros durante a realização do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para fundamentar este texto, utilizamos autores como Bardin (2016), Charlot (2020), Dewey (1959) e Perrenoud (2000). Como metodologia, teve abordagem qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental e exploratória, buscando ancorar as respostas dos entrevistados com a utilização de um recurso virtual denominado “nuvem de palavras” para, posteriormente, aplicação da análise do discurso e conteúdo. Os resultados, baseados nas 510 pessoas entrevistadas, no período de junho a novembro de 2020, apontam o perfil comportamental, os níveis de estresse e de adaptabilidade das competências socioemocionais dos professores universitários, nativos do ensino presencial, que enfrentam os desafios impostos ao uso excessivo das tecnologias educacionais para fomentar discussões e alternativas de ensino e aprendizagem, a fim de lidar com esse “novo normal” no contexto educacional.

Palabras clave : Ensino Remoto Emergencial; ensino superior; questões socioemocionais; competências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )