SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número60Competências socioemocionais do professor universitário na pandemia da covid-19: um estímulo ao “novo” normal?Identificação de altas capacidades em mulheres do Ensino Superior: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

ROSSI, Mateus Francisco  e  PINTO, Rafael Ângelo Bunhi. Percepções dos egressos sobre a formação no curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.60, pp.241-263.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1675.

O estudo tem por objetivo detalhar o perfil dos egressos do curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba (UNISO) e analisar as percepções desses egressos sobre sua formação superior relacionada à atuação profissional, de forma que possam contribuir para o aprimoramento do curso. Quanto à metodologia, realizou-se um estudo de caso, de caráter qualitativo e quantitativo, com questionário autoaplicável, em uma amostragem não probabilística intencional, abordando aspectos como: identificação, percurso na graduação, inserção no mercado de trabalho, mobilidade educacional, avaliação do processo de formação em Fisioterapia e satisfação com o curso e a profissão. Nos resultados e na discussão, pode-se constatar que os egressos do curso de Fisioterapia da UNISO são, em sua maioria, mulheres, de cor branca, abaixo de 28 anos, que frequentaram ensino médio em escola pública, cujo pais não cursaram ensino superior, realizam pós-graduação, consideram-se satisfeitos com a profissão e com o curso de Fisioterapia, especialmente com os conteúdos práticos, específicos e relacionados a uma formação humanista e integral. Entraram rapidamente no mercado de trabalho e obtiveram ascensão social trabalhando como fisioterapeutas, mas apontam insatisfação referente à remuneração e sugerem direcionamento do curso em aspectos relacionados ao empreendedorismo e preparo para o mercado de trabalho.

Palavras-chave : fisioterapia; egressos; mobilidade educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )