SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue60College graduates’ perceptions about training in the Physiotherapy course at the University of SorocabaEnrollments indicators of the target audience of Special Education in College Education in Brazil (2008-2018) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

OLIVEIRA, Ana Paula Santos de  and  RAGNI, Rosemeire de Araújo. Identificação de altas capacidades em mulheres do Ensino Superior: um estudo de caso. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.60, pp.265-286.  Epub Aug 30, 2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1545.

Na literatura especializada, existe uma grande lacuna em relação à identificação de estudantes com altas capacidades no Ensino Superior, e mais ainda quando se trata de estudantes estrangeiros. Assim, o objetivo principal deste artigo foi identificar evidências de altas capacidades em estudantes estrangeiros falantes de Espanhol no Ensino Superior. A pesquisa configurou-se como descritiva, com abordagem qualitativa. As participantes foram duas mulheres, sendo uma estudante estrangeira regularmente matriculada em um curso de Ensino Superior no nível de mestrado de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo, Brasil, nomeada como P2, e uma pessoa indicada pela estudante como segunda fonte, F2. Os resultados apontaram que P2 atingiu os escores estabelecidos de 70% em todos os instrumentos e foi indicada nas áreas: Musical, Linguística, Espacial e Intrapessoal, Liderança, Criatividade, Atividades Artísticas e Esportivas. Infere-se a importância da continuidade de estudos com essa população de estudantes.

Keywords : altas capacidades; Ensino Superior; estudantes estrangeiros.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )