SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número60Percepções dos egressos sobre a formação no curso de Fisioterapia da Universidade de SorocabaIndicadores de matrículas do público-alvo da Educação Especial na Educação Superior no Brasil (2008-2018) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

OLIVEIRA, Ana Paula Santos de  e  RAGNI, Rosemeire de Araújo. Identificação de altas capacidades em mulheres do Ensino Superior: um estudo de caso. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.60, pp.265-286.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1545.

Na literatura especializada, existe uma grande lacuna em relação à identificação de estudantes com altas capacidades no Ensino Superior, e mais ainda quando se trata de estudantes estrangeiros. Assim, o objetivo principal deste artigo foi identificar evidências de altas capacidades em estudantes estrangeiros falantes de Espanhol no Ensino Superior. A pesquisa configurou-se como descritiva, com abordagem qualitativa. As participantes foram duas mulheres, sendo uma estudante estrangeira regularmente matriculada em um curso de Ensino Superior no nível de mestrado de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo, Brasil, nomeada como P2, e uma pessoa indicada pela estudante como segunda fonte, F2. Os resultados apontaram que P2 atingiu os escores estabelecidos de 70% em todos os instrumentos e foi indicada nas áreas: Musical, Linguística, Espacial e Intrapessoal, Liderança, Criatividade, Atividades Artísticas e Esportivas. Infere-se a importância da continuidade de estudos com essa população de estudantes.

Palavras-chave : altas capacidades; Ensino Superior; estudantes estrangeiros.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )