SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número60Identificação de altas capacidades em mulheres do Ensino Superior: um estudo de casoTema gerador: uma abordagem da metodologia de ensino com base na leitura da epistemologia freiriana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

PEREIRA, Ana Paula Escossia Barbosa de Souza  e  REBELO, Andressa Santos. Indicadores de matrículas do público-alvo da Educação Especial na Educação Superior no Brasil (2008-2018). Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.60, pp.287-305.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1544.

Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado que versa sobre a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial na Educação Superior. Pretendeu-se analisar os indicadores de matrículas do público-alvo da Educação Especial (PAEE) na Educação Superior no Brasil entre 2008 e 2018. Os procedimentos metodológicos consistiram no levantamento dos resultados disponíveis nos resumos técnicos e microdados do Censo da Educação Superior, publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Para a leitura dos microdados, utilizou-se o software IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os dados foram analisados em diálogo com a literatura referente ao processo de inclusão dos estudantes PAEE. Os microdados mostram que, em 2009, o Brasil apresentou 1.122 matrículas de estudantes PAEE na graduação; e, em 2018, registraram-se 62.724 matrículas. Embora a presença de estudantes PAEE na Educação Superior no Brasil tenha, nos últimos anos, aumentado gradativamente, o número de matrículas do PAEE ainda é significativamente inferior às matrículas gerais nesse nível de ensino.

Palavras-chave : inclusão na Educação Superior; Educação Especial na Educação Superior; indicadores educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )