SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número60Tema generador: un acercamiento a la metodología de enseñanza basado en la lectura de la epistemología de Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

COSTA, Sandy Lima  y  FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Pesquisas sobre concepções de teoria e prática na perspectiva de professores iniciantes: um Estado da Questão. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.60, pp.323-343.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1561.

O trabalho, decorrente de exame teórico, apresenta um panorama de produções acadêmicas brasileiras – teses, dissertações e artigos de periódicos – que abordam concepções de teoria e prática na perspectiva de professores pedagogos iniciantes. Um levantamento bibliográfico do tipo Estado da Questão foi realizado, no período de maio a novembro de 2019, com o intuito de examinar a atenção demandada ao tema concepções de teoria e prática na perspectiva de professores iniciantes, tendo como descritores “teoria e prática”, “concepções de professores”, “professores iniciantes” e “Pedagogia”. Foram localizadas 16 produções, sendo duas teses, onze dissertações e três artigos de periódicos, considerando o interstício de 2013 a 2019. A análise, de abordagem qualitativa, evidenciou que o interesse por discussões sobre o binômio teoria e prática, a partir das concepções de professores iniciantes, é emergente e escasso na produção acadêmica. Por fim, os achados desta pesquisa reforçam a necessidade de aprofundamento de investigações sobre o tema no contexto nacional.

Palabras clave : teoria e prática; professores iniciantes; Estado da Questão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )