SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número60Tema gerador: uma abordagem da metodologia de ensino com base na leitura da epistemologia freiriana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

COSTA, Sandy Lima  e  FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Pesquisas sobre concepções de teoria e prática na perspectiva de professores iniciantes: um Estado da Questão. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.60, pp.323-343.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1561.

O trabalho, decorrente de exame teórico, apresenta um panorama de produções acadêmicas brasileiras – teses, dissertações e artigos de periódicos – que abordam concepções de teoria e prática na perspectiva de professores pedagogos iniciantes. Um levantamento bibliográfico do tipo Estado da Questão foi realizado, no período de maio a novembro de 2019, com o intuito de examinar a atenção demandada ao tema concepções de teoria e prática na perspectiva de professores iniciantes, tendo como descritores “teoria e prática”, “concepções de professores”, “professores iniciantes” e “Pedagogia”. Foram localizadas 16 produções, sendo duas teses, onze dissertações e três artigos de periódicos, considerando o interstício de 2013 a 2019. A análise, de abordagem qualitativa, evidenciou que o interesse por discussões sobre o binômio teoria e prática, a partir das concepções de professores iniciantes, é emergente e escasso na produção acadêmica. Por fim, os achados desta pesquisa reforçam a necessidade de aprofundamento de investigações sobre o tema no contexto nacional.

Palavras-chave : teoria e prática; professores iniciantes; Estado da Questão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )