SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número61 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

CARVALHO, Ana Paula Pereira Marques de  y  FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. O currículo “imita” a arte: relações fronteiriças potencializadas na dança-teatro de Pina Bausch. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.61, pp.13-29.  Epub 16-Feb-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1734.

O texto em tela parte do mote “O Currículo ‘imita’ a Arte”, visando suscitar reflexões sobre o campo curricular como um movimento fluido que não se encerra nos muros da escola. Trazemos ao debate experiências de experimentações artísticas e a dança-teatro de Pina Bausch, as quais mobilizam debates que extrapolam lógicas binárias, incidindo sobre a concepção de significação como processo fluido, híbrido. Nas fronteiras entre a tradição do ballet e as próprias performances dessa tradição, os palcos de Pina trazem a dança como experiência, algo ambivalente, em que o novo sempre eclode, rompendo essa tradição, em função dos processos de enunciação cultural. Nesse percurso, trazemos Homi Bhabha e Jacques Derrida, os quais, em diálogo com a dança-teatro de Pina Bausch, permitem-nos adensar uma perspectiva discursiva pós-estrutural sobre currículo como movimento que se hibridiza na relação com o outro em que as tentativas de reprodução – imitação – são processos de diferimento. Assim, as apropriações que fazemos para o campo do currículo – e que trazemos neste texto – nos permitem problematizar os sentidos de currículo como um novo contaminado. Defendemos, portanto, a provisoriedade e a experiência sempre outra da produção curricular que é sempre fronteiriça, tal qual nos propõe a dança bauschiana.

Palabras clave : currículo; arte; negociação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )