SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue61Curriculum-slasher and catastrophization device: in the guts of a zombie subjectivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SANTOS, Michele Priscila Gonçalves dos  and  CASTRO, Roney Polato de. Currículo cultural do YouTube constituindo sujeitos de gênero e sexualidade. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.61, pp.49-69.  Epub Feb 16, 2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1711.

O artigo apresenta discussões a partir de uma pesquisa de Mestrado em Educação, com foco nos discursos de gênero e sexualidade que circulam nos vídeos do youtuber Felipe Neto. Tomamos os vídeos como artefatos culturais, cujas pedagogias constituem sujeitos. Nossa análise está centrada em um currículo cultural que ensina modos de ser e de estar no mundo, instituindo modos de regular condutas e interpelando os sujeitos a estabelecerem com seus conteúdos relações de negociação. Elegemos para o artigo as análises relativas a dois dos vídeos presentes no canal do youtuber. O foco dos vídeos é em conselhos e questionamentos sobre práticas e condutas sexuais, envolvendo negociações no uso de preservativos, monogamia, contaminação pelas infecções sexualmente transmissíveis (IST) e construção de masculinidades a partir do exercício de uma sexualidade viril. As pedagogias culturais de gênero e sexualidade, alinhadas a discursos médicos, fazem dos vídeos artefatos potencialmente educativos, à medida que investem na construção de sujeitos interpelados a estabelecer relações consigo mesmos e com as verdades instituídas socialmente.

Keywords : pedagogias culturais; discursos; sexualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )