SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número61Currículo-slasher e dispositivo da catastrofização: nas entranhas de uma subjetividade zumbi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SANTOS, Michele Priscila Gonçalves dos  e  CASTRO, Roney Polato de. Currículo cultural do YouTube constituindo sujeitos de gênero e sexualidade. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.61, pp.49-69.  Epub 16-Fev-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1711.

O artigo apresenta discussões a partir de uma pesquisa de Mestrado em Educação, com foco nos discursos de gênero e sexualidade que circulam nos vídeos do youtuber Felipe Neto. Tomamos os vídeos como artefatos culturais, cujas pedagogias constituem sujeitos. Nossa análise está centrada em um currículo cultural que ensina modos de ser e de estar no mundo, instituindo modos de regular condutas e interpelando os sujeitos a estabelecerem com seus conteúdos relações de negociação. Elegemos para o artigo as análises relativas a dois dos vídeos presentes no canal do youtuber. O foco dos vídeos é em conselhos e questionamentos sobre práticas e condutas sexuais, envolvendo negociações no uso de preservativos, monogamia, contaminação pelas infecções sexualmente transmissíveis (IST) e construção de masculinidades a partir do exercício de uma sexualidade viril. As pedagogias culturais de gênero e sexualidade, alinhadas a discursos médicos, fazem dos vídeos artefatos potencialmente educativos, à medida que investem na construção de sujeitos interpelados a estabelecer relações consigo mesmos e com as verdades instituídas socialmente.

Palavras-chave : pedagogias culturais; discursos; sexualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )