SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número61Pedagogía del afecto: articulaciones entre docencia, género y sexualidad en el cine“Aquí reina el respeto, pero...”: las dimensiones pedagógicas de la app Grindr en Campo Grande, MS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

OLIVEIRA, Danilo A. de  y  SALES, Shirlei Rezende. Pedagogia do erotismo no currículo bareback: a transgressão às normas do uso do preservativo nos vídeos pornôs. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.61, pp.117-139.  Epub 16-Feb-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1706.

Considerando a dimensão educacional dos filmes pornôs, descrevemos e analisamos, neste texto, a pedagogia do erotismo na perspectiva pós-crítica curricular. Compreendemos que currículo não se restringe às disciplinas escolares, mas se constitui em diferentes espaços e artefatos culturais. A metodologia utilizada na investigação que subsidia este artigo articulou elementos da netnografia e análise do discurso de inspiração foucaultiana. Na produção de informações, nomeamos um conjunto heterogêneo de ditos, vídeos e imagens publicados no ciberespaço de currículo bareback. Nosso foco de análise aqui é um conjunto de vídeos pornôs. O argumento desenvolvido é o de que os vídeos pornôs divulgados nesse currículo têm uma função de divulgar o bareback como uma prática transgressiva dos valores socialmente sancionados sobre o uso do preservativo nas relações sexuais entre homens. Incita-se a violação à norma do uso compulsório da camisinha, contribuindo, assim, para tornar a prática bareback objeto de desejo, por meio do estímulo de fantasias eróticas específicas.

Palabras clave : currículo; vídeos pornôs; preservativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )