SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue61Pedagogy of eroticism in the bareback curriculum: the transgression of the norms of condom use in porn videosThe street curriculum: ephemeral, movable and fight instances for the right to the city author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

MONTECIO, Gabriela Alencar  and  ROSA, Marcelo Victor da. “Aqui reina o respeito, mas…”: as dimensões pedagógicas do aplicativo Grindr em Campo Grande, MS. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.61, pp.141-164.  Epub Feb 16, 2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1704.

O estudo tem por objetivo analisar as discursividades produzidas pelos(as) usuários(as) do aplicativo Grindr, este usado principalmente por homens em busca de relações, sobretudo sexuais, com homens. A pesquisa foi realizada no período de setembro de 2021 a julho de 2022, em Campo Grande, MS. Assim, apoiando-se nos amplos processos pedagógicos provenientes dos discursos circulantes no Grindr, vemos este como sendo um artefato abundante em conteúdo. A intenção, a partir desse conhecimento, foi de estar no aplicativo para compreender o que se aprende, ensina, descobre e transforma ao se entender as dinâmicas que medeiam as discursividades no Grindr enquanto estratégias que se disseminam por meio dos discursos. Para tal, criamos uma conta gratuita para obtenção de prints, e, a partir desses, foi possível observar três dimensões pedagógicas presentes nas discursividades. Dessas, a primeira faz menção às dinâmicas do cancelamento, que perpassa todas as dimensões; a segunda revela a masculinidade hegemônica marcada pela discrição, pelo sigilo e pelo homem com jeito de homem que converge à norma. Por fim, a terceira dimensão alcança as rupturas presentes nas discursividades contrahegemônicas, dissidentes à norma.

Keywords : sexualidade; Grindr; pedagogia cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )