SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número61Pedagogía del erotismo en el currículo bareback: la transgresión de las normas de uso del condón en los videos pornográficosEl currículo callejero: efímero, móvil y de lucha por el derecho a la ciudad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

MONTECIO, Gabriela Alencar  y  ROSA, Marcelo Victor da. “Aqui reina o respeito, mas…”: as dimensões pedagógicas do aplicativo Grindr em Campo Grande, MS. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.61, pp.141-164.  Epub 16-Feb-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1704.

O estudo tem por objetivo analisar as discursividades produzidas pelos(as) usuários(as) do aplicativo Grindr, este usado principalmente por homens em busca de relações, sobretudo sexuais, com homens. A pesquisa foi realizada no período de setembro de 2021 a julho de 2022, em Campo Grande, MS. Assim, apoiando-se nos amplos processos pedagógicos provenientes dos discursos circulantes no Grindr, vemos este como sendo um artefato abundante em conteúdo. A intenção, a partir desse conhecimento, foi de estar no aplicativo para compreender o que se aprende, ensina, descobre e transforma ao se entender as dinâmicas que medeiam as discursividades no Grindr enquanto estratégias que se disseminam por meio dos discursos. Para tal, criamos uma conta gratuita para obtenção de prints, e, a partir desses, foi possível observar três dimensões pedagógicas presentes nas discursividades. Dessas, a primeira faz menção às dinâmicas do cancelamento, que perpassa todas as dimensões; a segunda revela a masculinidade hegemônica marcada pela discrição, pelo sigilo e pelo homem com jeito de homem que converge à norma. Por fim, a terceira dimensão alcança as rupturas presentes nas discursividades contrahegemônicas, dissidentes à norma.

Palabras clave : sexualidade; Grindr; pedagogia cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )