SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número61“Aquí reina el respeto, pero...”: las dimensiones pedagógicas de la app Grindr en Campo Grande, MSGénero, educación y moda: peripecias curriculares en un museo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

CARNEIRO, Glaucia  y  PARAISO, Marlucy Alves. O currículo das ruas: instâncias efêmeras, móveis e de luta pelo direito à cidade. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.61, pp.165-185.  Epub 16-Feb-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1730.

O artigo traz resultados de uma pesquisa realizada para a tese de doutorado que investigou o que chamamos de Currículo das Errâncias com a Pedagogia da Hesitação. A partir de procedimentos retirados da Filosofia da Diferença, de Gilles Deleuze, da noção de Corpos em Aliança, de Judith Butler, este artigo detalha alguns signos desencadeados pelo currículo clandestino da rua, mostrando como funcionam e quais os encontros/saberes que provocam. O argumento desenvolvido é que aprender da/na rua exige, acima de tudo, estar sensível às variações materiais que ocorrem em nosso imaginário. O artigo mostra que muito se aprende com o corpo em trânsito pelas ruas quando o corpo consegue se abrir aos signos políticos, desencadeados pelos artivismos urbanos.

Palabras clave : currículo; cidade; artivismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )