SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número61“Aqui reina o respeito, mas…”: as dimensões pedagógicas do aplicativo Grindr em Campo Grande, MSGênero, educação e moda: perambulações curriculares em um museu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

CARNEIRO, Glaucia  e  PARAISO, Marlucy Alves. O currículo das ruas: instâncias efêmeras, móveis e de luta pelo direito à cidade. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.61, pp.165-185.  Epub 16-Fev-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1730.

O artigo traz resultados de uma pesquisa realizada para a tese de doutorado que investigou o que chamamos de Currículo das Errâncias com a Pedagogia da Hesitação. A partir de procedimentos retirados da Filosofia da Diferença, de Gilles Deleuze, da noção de Corpos em Aliança, de Judith Butler, este artigo detalha alguns signos desencadeados pelo currículo clandestino da rua, mostrando como funcionam e quais os encontros/saberes que provocam. O argumento desenvolvido é que aprender da/na rua exige, acima de tudo, estar sensível às variações materiais que ocorrem em nosso imaginário. O artigo mostra que muito se aprende com o corpo em trânsito pelas ruas quando o corpo consegue se abrir aos signos políticos, desencadeados pelos artivismos urbanos.

Palavras-chave : currículo; cidade; artivismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )