SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue61Family literacy and the government of women-mothers: the curriculum of Conta pra Mim and the conformation of female-bodies in the domestic spaceGame-Formation of the Eternal Return author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SOUZA, Samara  and  FERRARI, Anderson. Currículo cultural na aula de História: um estudo de caso. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.61, pp.251-272.  Epub Feb 16, 2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1726.

Partimos da compreensão de que os diferentes espaços sociais em que circulamos divulgam e instituem práticas discursivas, que podem ser lidas como currículo que fomenta modos de vida e que participam do jogo da produção de verdades. Isso signifi ca dizer que seguimos as perspectivas teóricas pós-críticas que entendem que os currículos não se restringem às disciplinas escolares e aos saberes nelas constituídos, mas se fazem presentes em diversas culturas e artefatos culturais. É o conceito de currículo cultural que nos conduz a problematizações em torno de um artefato cultural que foi utilizado como suporte para uma aula de História sobre os silenciamentos na Revolução Russa realizada numa escola pública federal, em 2022. Trata-se de um vídeo com o discurso da vereadora Marielle Franco, no Dia Internacional da Mulher. Nosso propósito é assumir a problematização como metodologia, a qual nos convida a pensar os discursos que organizam a fala, assim como a utilização do vídeo como artefato cultural potente para pensar as relações entre currículo escolar e currículo cultural não escolar.

Keywords : currículo cultural; ensino de História; feminismos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )