SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número61Literacia familiar e o governo de mulheres-mães: o currículo do Conta pra Mim e a conformação de corpos-femininos no espaço domésticoJogo-Formação do Eterno Retorno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SOUZA, Samara  e  FERRARI, Anderson. Currículo cultural na aula de História: um estudo de caso. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.61, pp.251-272.  Epub 16-Fev-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1726.

Partimos da compreensão de que os diferentes espaços sociais em que circulamos divulgam e instituem práticas discursivas, que podem ser lidas como currículo que fomenta modos de vida e que participam do jogo da produção de verdades. Isso signifi ca dizer que seguimos as perspectivas teóricas pós-críticas que entendem que os currículos não se restringem às disciplinas escolares e aos saberes nelas constituídos, mas se fazem presentes em diversas culturas e artefatos culturais. É o conceito de currículo cultural que nos conduz a problematizações em torno de um artefato cultural que foi utilizado como suporte para uma aula de História sobre os silenciamentos na Revolução Russa realizada numa escola pública federal, em 2022. Trata-se de um vídeo com o discurso da vereadora Marielle Franco, no Dia Internacional da Mulher. Nosso propósito é assumir a problematização como metodologia, a qual nos convida a pensar os discursos que organizam a fala, assim como a utilização do vídeo como artefato cultural potente para pensar as relações entre currículo escolar e currículo cultural não escolar.

Palavras-chave : currículo cultural; ensino de História; feminismos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )