SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número61Currículo cultural en la clase de Historia: un estudio de casoNarrativas de alfabetizadores sobre la formación y práctica docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

MARQUES, Vitor  y  CARVALHO, Maria Inez. Jogo-Formação do Eterno Retorno. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.61, pp.273-301.  Epub 16-Feb-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1735.

Partindo de fabulações de uma outra de nós, com argumentos que deslizam, apoiados na teoria dos jogos, pelo pós-moderno, notadamente, o pós-estruturalismo e o pós-fundacional, escrevemos este artigo como autoficção. A personagem é Maria, uma outra de nós, que participa de um jogo-formação. Operando em condição performativa de quatro fases em branco, fabulou cenários escolares em um agenciamento de saberes e fazeres para mobilizar singulares contextos de práticas a partir de quatro cartas, a saber: Absurdo, de Camus; Niilismo, de Nietzsche; Literatura Menor, de Deleuze e Guattari; e Ontologia Fraca, de Vattimo. Ciente do eterno retorno do jogo, Maria transitou pelo experimentalismo como opção metodológica, considerando cada carta como um tema, quatro lentes que possibilitaram experimentos com o pensar, para reivindicar e fabular cenários escolares. Ela estava disposta a dar o seu melhor possível, até um dizer sim a cada carta, nas jogadas dilemáticas sobre o papel social da escola, sem atribuir uma única carta como argumento de certeza, mas enxergar a potência de cada uma delas e jogá-las de forma que desejasse jogar de novo.

Palabras clave : jogo-formação; cenários escolares; eterno retorno.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )