SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue61Pedagogical dimension of School Management: curriculum planning, evaluation and practiceThe exercise of teaching in mathematics education: the “same old same old” and the “imperative of deficit” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

DRUMOND, Viviane. Políticas curriculares de Educação Infantil: é possível falar de diferenças?. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.61, pp.349-368.  Epub Feb 16, 2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1635.

Discutir currículo na Educação Infantil implica, acima de tudo, pensar o que é ser criança, o que significa esse tempo da vida em uma sociedade marcada por desigualdades sociais. É refletir sobre quais bases teóricas estão pautadas as orientações curriculares para a Educação Infantil e se estas levam em conta a diversidade dos grupos infantis. O presente estudo toma como referência as teorias pós-críticas de currículo, as políticas púbicas e curriculares para a Educação Infantil e a sociologia da infância. A partir de uma abordagem metodológica qualitativa, busca analisar as diferenças que se expressam por meio da classe social, do pertencimento étnico-racial, de gênero, cultura, entre outros, que estão devidamente referenciadas e contempladas nas orientações curriculares para a Educação Infantil, especialmente nos documentos: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; e Base Nacional Comum Curricular. Os resultados indicam que uma proposta de educação emancipatória para a primeira infância se mostra ameaçada quando as políticas uniformizam cada vez mais as orientações curriculares e caminham em uma perspectiva de exclusão da diversidade, do silenciamento das diferenças, o que representa um retrocesso às conquistas sociais e aos direitos das crianças.

Keywords : Educação Infantil; currículo; diferenças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )