SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número61El ejercicio didáctico para enseñar matemáticas: lo “mismo de lo mismo” y el “imperativo de carencia”Saberes Guaraní y Kaiowá: un análisis entre los conocimientos occidentales y tradicionales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

ARRUDA, Viviane Scalise Liberatoscioli  y  BOSCHERT, Vania Regina. Educação Infantil: aspectos legais do direito e da garantia jurídica da vaga em creche. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.61, pp.391-407.  Epub 16-Feb-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1660.

Este artigo tem como objetivo abordar, a partir dos três principais fundamentos legais, os preceitos que garantem às crianças de zero a três anos de idade o direito ao acesso a vagas em creches no âmbito municipal e como o não cumprimento a tais preceitos tem desencadeado uma contínua execução de decisões judiciais. A instância jurídica por meio das sentenças estabelece a obrigatoriedade da matrícula pelo Poder Público, mesmo que essa matrícula ultrapasse a capacidade física da instituição escolar, venha comprometer a qualidade no atendimento das crianças em seu processo educativo, faça-se aleatoriamente ao andamento do período letivo e seja motivo de perplexidade dos educadores inconformados com a superlotação provocada e as múltiplas consequências de ordem organizacional e pedagógica. Apresenta a questão da judicialização e os efeitos para a política municipal de educação infantil, gerados pela interação entre o sistema de justiça e a Secretaria Municipal de Educação. Como referências, a legislação nacional, em suas instâncias mais significativas, e as proposições de teóricos e pesquisadores, com a consideração de alguns temas que discorrem sobre a criança escolar, como a história do surgimento da creche e a Educação Infantil na dimensão do desenvolvimento social e pedagógico da criança.

Palabras clave : vagas; creche; judicialização; Educação Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )