SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número62Regulação educacional por resultados: (re)definições a partir de argumentos do Banco Mundial no cenário pós-2000O discurso da OCDE sobre a educação em tempos de pandemia: uma análise a partir do Estado do Conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SOUSA, José Vieira de; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de  e  PERSKE, Ketlin Elís. Implicações das recomendações da OCDE para a Educação Superior na América Latina e no Caribe. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.62, pp.77-100.  Epub 23-Maio-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1761.

O artigo problematiza as recomendações dos organismos multilaterais para a educação superior, discutindo o papel central que assumem na América Latina e no Brasil, enfatizando a convergência de suas diretrizes para a tendência histórica assumida pelo Estado brasileiro em restringir o público e estimular o privado. O objetivo é analisar elementos importantes das políticas promovidas pelos organismos internacionais para a agenda global da educação, destacando aqueles subjacentes ao discurso do Banco Mundial e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), bem como as implicações dessas políticas para a região. Pesquisa bibliográfica sobre a temática com a análise de documentos, buscando apreender os elementos subjacentes, anunciados ou velados das políticas desses organismos para compreender como se articulam ou revelam contradições com o projeto hegemônico da educação determinada pelo modo de produção capitalista. O referencial teórico explora e mapeia as orientações dos documentos do BM e da OCDE para a educação superior e suas implicações sobre a América Latina orientadas pela economia do conhecimento. As reflexões apresentam argumentos que levam à conclusão de que as orientações e prescrições de políticas educacionais protagonizadas pelos organismos multilaterais vêm induzindo reformas neoliberais e interferindo significativamente na educação superior na América Latina e no Brasil, mostrando-se diretamente articuladas aos princípios da economia do conhecimento.

Palavras-chave : Educação Superior; organismos multilaterais; América Latina e Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )