SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número62Educación 2030 de la Organización para la Cooperación Económica y el Desarrollo: inducción y riesgos de un modelo de currículo de formaciónReuni Digital y la conformación de una agenda para la educación superior brasileña en el período post-COVID-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

SOARES, Ana Paula. Demandas em torno da responsabilização nas políticas de currículo e docência: os organismos multilaterais e suas articulações em tempos de crise. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.62, pp.173-191.  Epub 23-Mayo-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1762.

Os organismos multilaterais e suas agendas têm exercido cada vez mais influência (em diferentes escalas) na produção de políticas com o foco na docência, que visam assegurar o envolvimento dos professores com as proposições para o currículo, promovendo mudanças no trabalho docente marcadas pela responsabilização (DIAS, 2013, 2016, 2021). O presente artigo busca analisar como a responsabilização vem sendo articulada e apresentada como demanda em âmbito global por organismos multilaterais e as reverberações desses nas políticas de currículo e docência local, em contextos nos quais circulam discursos de “crise da educação” (MACEDO, 2014). O foco são produções que contam com a colaboração da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). As análises são feitas a partir de referenciais pós-estruturais, pós-fundacionais, que compreendem as políticas como práticas discursivas. É possível observar a manutenção das políticas de currículo para formação de professores sendo postas como principal estratégia para a melhoria da qualidade da educação em âmbito global, o que reforça demandas em torno da responsabilização docente no contexto local.

Palabras clave : políticas de currículo e docência; responsabilização; organismos multilaterais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )