SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue62Demands around accountability in curriculum and teaching policies: the multilateral organizations and their articulations in times of crisisInternational agreements and their influence on the management and educational planning of Brazil and Paraguay author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

THIENGO, Lara Carlette  and  MARI, Cezar Luiz De. O Reuni Digital e a conformação de uma agenda para a educação superior brasileira no pós-covid-19. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.62, pp.193-214.  Epub May 23, 2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1770.

O objetivo deste texto é analisar o contexto e o Programa de Expansão do Ensino a Distância nas Universidades Federais (Reuni Digital), lançado em abril de 2021, pelo Ministério da Educação, na gestão de Milton Ribeiro. Tratamos ainda das recomendações do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a educação superior - a partir do contexto da pandemia de covid-19 -, tendo como enfoque as propostas de intensificação de “eadedização”. A metodologia tem como fundamento o materialismo histórico-dialético e a abordagem crítico-interpretativa, a partir das análises de documentos das literaturas especializadas, notícias e entrevistas em sites e imprensa. Trabalhamos com o pressuposto de que o Programa RD tem por objetivo reconfigurar as IFES pela platamorfização da educação superior, produzindo a indistinção entre o público e o privado e entre as modalidades de ensino EAD e presencial.

Keywords : organizações internacionais; pandemia; universidade pública; Reuni Digital.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )