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Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

THIENGO, Lara Carlette  y  MARI, Cezar Luiz De. O Reuni Digital e a conformação de uma agenda para a educação superior brasileira no pós-covid-19. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.62, pp.193-214.  Epub 23-Mayo-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1770.

O objetivo deste texto é analisar o contexto e o Programa de Expansão do Ensino a Distância nas Universidades Federais (Reuni Digital), lançado em abril de 2021, pelo Ministério da Educação, na gestão de Milton Ribeiro. Tratamos ainda das recomendações do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a educação superior - a partir do contexto da pandemia de covid-19 -, tendo como enfoque as propostas de intensificação de “eadedização”. A metodologia tem como fundamento o materialismo histórico-dialético e a abordagem crítico-interpretativa, a partir das análises de documentos das literaturas especializadas, notícias e entrevistas em sites e imprensa. Trabalhamos com o pressuposto de que o Programa RD tem por objetivo reconfigurar as IFES pela platamorfização da educação superior, produzindo a indistinção entre o público e o privado e entre as modalidades de ensino EAD e presencial.

Palabras clave : organizações internacionais; pandemia; universidade pública; Reuni Digital.

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