SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue62Reuni Digital and the conformation of an agenda for Brazilian higher education in the post-COVID-19 periodReflections of the Microsoft report, Teaching 2030 in Resolution CNE/CP n. 2/2019 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

ALVES, Andréia Vicência Vitor  and  GIMENES, Pamela Caetano. Acordos internacionais e sua influência na gestão e no planejamento educacional do Brasil e do Paraguai. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.62, pp.215-236.  Epub May 23, 2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1744.

Este estudo tem como objetivo compreender a gestão e o planejamento educacional brasileiro e paraguaio para a educação básica em seus aportes normativos, buscando apreender a influência dos acordos internacionais e dos organismos multilaterais e qual concepção de gestão apresentam. Conclui-se que os acordos internacionais têm procurado criar uma agenda educacional para os países signatários, com uma concepção de gestão gerencial, com vistas, principalmente, à erradicação do analfabetismo e ao acesso a uma educação universal de qualidade, em cooperação com os organismos multilaterais que vêm oferecendo apoio técnico e financeiro para tanto, desde 1990. Tanto o Brasil como o Paraguai vem buscando estabelecer seu planejamento educacional conforme os preceitos desses acordos, realizando parceria técnica e financeira com os supracitados organismos que vêm influenciando as ações educacionais desses países. Mesmo apresentando aspectos dessa agenda, a normatização educacional brasileira apresenta como concepção de gestão educacional a democrática, firmando-a como a concepção que deve vigorar em seu planejamento educacional.

Keywords : organismos multilaterais; educação básica; legislação educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )